Marechal festeja Proclamação da República com inauguração de CISP e Pró-Estrada

O governador de Alagoas, Renan Filho, transfere, nesta sexta-feira (15), a sede administrativa do Estado para Marechal Deodoro, na região metropolitana de Maceió. A solenidade de instalação será realizada às 9h no Palácio Provincial (prefeitura), em cumprimento à Constituição Estadual e como parte das comemorações alusivas aos 130 anos da Proclamação da República. Em seguida, às 10h, será inaugurado o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Haverá também a entrega dos dois quilômetros de vias urbanas pavimentadas e sinalizadas através do Programa Pró-Estrada.

Fundada em 5 de agosto de 1591 com a denominação de Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma, Marechal Deodoro foi a primeira capital da província de Alagoas, entre 1817 e 1839. Nesta sexta-feira, o município volta a ser a sede administrativa do Estado. Assinam o ato de instalação o governador de Alagoas e o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Roberto Ayres da Costa – o “Cacau”.

Antes, eles depositam uma coroa de flores em frente ao busto de Marechal Deodoro da Fonseca, em homenagem ao Proclamador da República, e participam do hasteamento das bandeiras.

CISP

Após a solenidade, o governador e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, inauguram às 10h o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Marechal Deodoro. Trata-se da 23ª unidade construída e que será entregue pelo Governo do Estado à população alagoana.

Para a construção, foi investido R$ 1,8 milhão. Os recursos são do Tesouro Estadual e vão garantir uma melhor infraestrutura para os policiais, além de facilitar o combate ao crime na região. Os Centros Integrados tornaram-se referência para a Segurança Pública.

O prédio abriga as polícias Civil e Militar, promovendo uma real integração das duas forças policiais. O CISP de Marechal Deodoro fica localizado na Rua 18 do Forte de Copacabana, no Barro Vermelho.

Vias urbanas

Ainda durante a solenidade, o governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, entregam à população de Marechal Deodoro dois quilômetros de vias urbanas pavimentadas e sinalizadas, por meio do Pró-Estrada.

O programa, que teve início ainda em 2016, já levou melhorias a mais de 90 municípios em todas as regiões de Alagoas e beneficiou mais de mil dos 1.800 quilômetros totais da malha viária estadual. A meta é alcançar a totalidade até 2022.

Ascom – 14/11/2019

(Visited 1 times, 1 visits today)