Evento estimula atividade física no combate ao tabagismo

Com o intuito de levar orientações de combate ao tabagismo e de qualidade de vida para os usuários e à população, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma ação, às 8h desta terça-feira (3), na Praia de Ponta Verde, em frente à barraca Clube do Pirata.

O evento, organizado pelo Programa Municipal de Controle e Cessação do Tabagismo, tem o intuito de mostrar os bons hábitos de saúde que os usuários podem adquirir e a importância de parar de fumar. “A gente quis fazer uma coisa diferente, passar informação e mostrar como é simples ter uma boa qualidade de vida, fazendo uma atividade física e com técnicas de relaxamento”, explicou00 Gilda Teodósio, coordenadora do programa.

O evento será voltado para os usuários do Núcleo de Tratamento para Cessação do Tabagismo, à comunidade e aos turistas. Além das atividades físicas e de relaxamento,  haverá depoimentos de usuários que pararam de fumar após participarem do núcleo, distribuição de panfletos, orientação e divulgação sobre os núcleos de Maceió.

Núcleos de Combate ao Tabagismo

Os usuários que desejam parar de fumar contam com o apoio do Município por meio de núcleos espalhados pela cidade. As equipes são compostas por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, nutricionistas e enfermeiros.

Não há necessidade de encaminhamento para participar do tratamento. O paciente só precisa ir ao núcleo mais próximo de sua comunidade ou ao 2º Centro, às quartas-feiras, portando o RG e o cartão SUS, para fazer uma inscrição. No local, existe uma lista de espera e as pessoas são chamadas para novos grupos de acordo com o surgimento de vagas.

Os núcleos ficam no II Centro de Saúde Dr. Diógenes Jucá Bernardes (Poço), USF São Francisco de Paula (Cruz das Almas), USF Professor Durval Cortez (Prado), USF João Paulo II (Jacintinho) Uncisal (Trapiche), Hospital Universitário (Cidade Universitária) USF Dídimo Otto Kummer e USF Aliomar Almeida Lins (ambas no Benedito Bentes).

Ascom – 02/12/2019

(Visited 1 times, 1 visits today)